Projeto Soldado Cidadão

O Projeto Soldado Cidadão tem a missão de qualificar profissionalmente os recrutas que prestam o Serviço Militar, complementando sua formação cívica-cidadã e facilitando seu ingresso no mercado de trabalho, após o período obrigatório junto às Forças Armadas.

O programa funciona desde 2004 e abrange todo o território nacional. Escolas técnicas e militares são parceiras na capacitação dos jovens que estão deixando a farda para retornar à vida civil.

Quase 200 mil jovens já foram beneficiados pelo Soldado Cidadão, que oferece cursos em conformidade com a demanda do mercado de trabalho regional.

Entre as áreas de qualificação disponibilizadas aos recrutas estão: telecomunicações, mecânica, alimentação, construção civil, artes gráficas, confecção, têxtil, eletricidade, comércio, comunicação, transportes, infor­mática, vigilância, pintura e saúde.

O presente conjunto apresenta os dados referentes ao Projeto Soldado-Cidadão (PSC), previsto no Plano Plurianual 2016/2019, por intermédio da Ação 6557, para qualificação profissional de militares temporários das Forças Armadas. As informações constam dos relatórios finais do Exército Brasileiro (EB) ao Ministério da Defesa (MD) nos últimos 3 (três) anos de Projeto, contendo o número de beneficiários por ano, os cursos realizados, os Comandos Militares de Área participantes, bem como as Unidades da Federação e os Municípios abrangidos pelo Projeto.

Data and Resources

Additional Info

Field Value
Author Comando de Operações Terrestres
Maintainer Departamento de Ciência e Tecnologia/ Centro de Desenvolvimento de Sistemas
Version 1.0
Last Updated October 3, 2022, 16:39 (CDT)
Created June 19, 2019, 18:43 (CDT)
Cobertura geográfica todo território nacional
Cobertura temporal 2014 a 2021
Granularidade geográfica Municipal
Granularidade temporal Anual
VCGE http://vocab.e.gov.br/2011/03/vcge#recursos-humanos